terça-feira, 29 de setembro de 2009

ESTUDANTE GANHA DINHEIRO COM BLOG

Formado em Ciências Contábeis pelo COC, Igor de Souza Pucca, 25 anos, concretizou o tão sonhado privilégio de ganhar dinheiro a partir de um computador dentro do quarto dele. Em 2001 trabalhava desenvolvendo softwares quando, em 2007, parou essa profissão e montou um blog chamado Pérolas do Orkut, cujo endereço é www.perolasdoorkut.com.br. Neste espaço vitual colocava fotos interessantes de amigos e imagens curiosas de todos os tipos. O resultado foi que em 2008 conseguiu uma renda superior a R$ 8.000,00, vendendo publicidade em seu blog, que tinha mais de 20 mil acessos diários.

Em recente entrevista para os alunos do 6º Semestre de Jornalismo na Unitoledo, Igor se mostrou uma pessoa feliz com o que faz: “Comecei a fazer o blog como uma forma de distração, porque gostava mesmo. Até hoje tenho essa ideologia. Resolvi ganhar dinheiro com isso porque percebi as quantidades de acessos que tinham as minhas postagens. Chego a ter, mais ou menos, de 60 a 70 comentários por dia, por foto.”

Atualmente Igor faz pos-graduação em Marketing na UEL e se interessou pelo curso justamente para dinamizar seu site: “É uma maneira de aprimorar meu blog. Gosto muito dessa área e veio a calhar, porque posso melhorar ainda mais meus acessos. Quero entender como posso fazer para alcançar um público maior e tentar fidelizá-los.”

Ele cuida do site sozinho, mas já teve ajuda: “Comecei sozinho com o blog, mas houve uma época em que eu precisei da ajuda de duas moças. Elas me ajudavam a responder os comentários e a fazer outras coisas. O meu lucro no final de 2008 era, aproximadamente, de R$ 8.000,00 por mês.”

Igor disse que após sete meses da criação do blog o lucro já começou a aparecer. Ele usa mais ou menos, de uma hora e meia a duas horas por dia para atualizá-lo. Com a crise sua renda caiu mais da metade, mas não desanimou e continua postando, impreterivelmente, pelo menos quatro fotos por dia.

terça-feira, 1 de setembro de 2009

Artista da Web 2.0

Qual é o limite entre a sanidade e a loucura? Quem assiste aos vídeos de Lúcia Pastorello, 21 anos, no Youtube começa a ter dúvidas. Caminhando na faculdade Unitoledo onde cursa o 8º Semestre de Direito noturno, Lúcia aparenta não ser uma pessoa capaz de postar vídeos dão ‘doidos’. Uma forma de extravasar? Vontade intensa de dizer ao mundo para liberar seus desejos mais secretos? O que leva a universitária a fazer coisas tão diferentes diante da câmera? Recentemente entrevistada pelos alunos do 6º Semestre de Jornalismo da faculdade Unitoledo, Lúcia mostrou não ser uma pessoa diferente das outras.
Simpática, bonita e inteligente a universitária posta vídeos no Youtube que fogem da normalidade. Mas sua especialidade não é apenas essa. Ela também canta, dança e interpreta, conseguindo com isso, milhares de acessos a seus vídeos. “Às vezes , quando estou triste ou alegre, sinto o desejo de me expressar de alguma forma, e, quando percebo, fiz um vídeo que terá muitos acessos.” Como foi o caso do vídeo onde faz a representação do Pikachu, obtendo 213 mil acessos.
Já fez mais de 150 vídeos e tem muitos seguidores, dentre eles 492 que se inscreveram para receber todas as atualizações feitas pela estudante. “Comecei como uma forma de brincadeira. Simplesmente foi algo que começou a acontecer. É como se nas filmagens eu adquirisse uma outra identidade que me faz fugir da normalidade.” Mas não são apenas loucuras que interpreta: “Fiz aula de dança, música e kung Fu. Tento mostrar tudo o que aprendi nestas aulas, interpretando algum personagem de filme ou cantor famoso”.
Num vídeo, Lúcia imita um papagaio comendo. “Não sei o que me leva a fazer coisas deste tipo. O que posso dizer é que me dá vontade e acho que vai ficar legal no vídeo e também me faz bem, me sinto desestressada.” Lúcia faz, na média, um vídeo por semana e diz não se preocupar com o que as pessoas vão pensar dela, já que não ofende ninguém e não publica nada obceno. “Não acredito que esses vídeos vão tirar minha imagem de mulher séria. E também, mesmo fazendo direito, não pretendo advogar. Tenho a vontade de prestar concurso público”
Uma das músicas que interpreta é ‘Never End History’, tema do filme ‘História sem fim’. “Também tento passar mensagens do tipo ‘viva sua vida’, ‘aproveite seu dia’ , ‘faça o que quiser hoje’ ou ‘seja você mesmo’. Acredito que, de uma forma ou outra, consigo passar essa idéia para os internautas”
Lúcia não pretende ganhar dinheiro com sua página no Youtube e também não sabe dizer o que fará daqui para frente, só pretende continuar postando novos trabalhos todas as semanas. Com vídeos ‘doidos’ ou ‘normais’, dependendo da interpretação de cada um, Lúcia Pastorello acabou se consagrando uma excelente artista da Web 2.0. Sua página está no endereço www.youtube.com/lucirello.