terça-feira, 6 de outubro de 2009

Liberdade de expressão e preservação de direitos

Um publicitário escreveu resenha classificando um bar como “o pior bar do sistema solar”. Essa história é verídica e aconteceu em 20 de setembro de 2009. “Estamos tomando as devidas providências em relação a esse blog”, declarava o proprietário do estabelecimento. Tamanho alarde na comunidade blogueira aconteceu quando o dono disse essa frase. Todos os blogs se mobilizaram e o assunto acabou saindo no Twitter. Esse caso é um entre tantos casos que vão incomodar pessoas e empresas. Sabemos que os blogs, assim como outros ambientes virtuais (estão mais para reais), estão ganhando espaço na construção de idéias, influenciando as opiniões. Hoje, um blog chega a ter meio milhão de acessos diários comparando-se à força de uma emissora de TV.
Ora, se a televisão não pode publicar tudo o que pensa ou quer, porque os blogs deveriam? Seria uma falta de respeito, já que uma postagem poderia acabar com a vida de uma pessoa. Como foi o caso da publicação de fotos de uma bancária fazendo sexo com o namorado que, doído pelo "pé na bunda", se vingou mandando e-mail´s para todos os funcionários do banco onde trabalhava. Precisamos nos atentar para a força que os ambientes virtuais têm.
Quem é craque no Twitter pode estar mais atualizado do que alguém que assiste o jornal Nacional da rede Globo diariamente, já que tudo o que é notícia exclusiva, primeiro aparece na rede social. Certa vez até ouvi a frase : "Deu no Twitter? Então é verdade!" Não podemos escrever a bel prazer sobre idéias ou fatos que atinjam diretamente as pessoas. Mesmo que o nosso blog ainda não seja tão conhecido, pelo menos um pequeno número de pessoas irá identificar quem criticamos. Podemos, pelo menos, ter a elegância de comentar o assunto sem citar nomes, datas ou fatos relacionados. Podemos de uma maneira clara objetivar nossas idéias exemplificando fatos que aconteceram fora da nossa rede social real. Mesmo assim, sendo o acontecimento em outra cidade, estado ou país nunca citar o fato em si, com os devidos nomes.
No caso do bar, o publicitário agiu corretamente tirando do blog a resenha que "descascava o pau" no estabelecimento. Ainda existe a preservação de direitos, e acredito que se não tivessem tirado do ar a Justiça iria interceder a favor do proprietário. A Constituição prevê o direito à liberdade de expressão desde que não seja retirada a liberdade de outrem.
"A palavra branda suscita o amor. A palavra dura leva à ira". Frase biblica. Será que as coisas não seriam diferentes se o dono do estabelecimento tivesse sido mais humildade? O problema maior foi o proprietário desafiando o blog. Foi onde as comunidades virtuais se doeram, sentindo uma repreensão à sua liberdade de expressão. Se eu fosse o dono do bar, não teria agido como ele. Sentaria (se já não estivesse), iria respirar fundo, tomar um copo de água com açúcar e pensar. "O que devo fazer? Precisamos levar em consideração a força virtual! Se não posso com eles, junto-me a eles!" Com certeza eu teria sido mais humilde. Pedir com educação a retirada do post, pagar uma rodada para o autor e ainda mostrar interesse em marcar um a reunião para que ele me ajudasse a melhorar meu estabelecimento.
Nenhum blogueiro tem o direito de colocar de publicar num ambiente virtual notícias ou fatos que denigram a imagem de uma pessoa ou empresa. Será que alguém gosta de ter seus defeitos expostos para qualquer cidadão no mundo ver? Responda essa pergunta e tire suas próprias conclusões.

Um comentário:

  1. Na minha opinião o dono do bar se sentiu humilhado, ofendido...e o dono do blog não fez uma crítica ao bar, ele difamou o estabelecimento. Difamação é crime. Mas te digo uma coisa....o dono do bar deve ter se dado bem no meio dessa confusão, pq muita gente vai querer ir conhcer o pior bar do sistema solar..hahaha.."Os humilhados serão exaltados" não é?! hehehehe

    ResponderExcluir